Serviços de Assessoria e Consultoria
[ Pesquisa e desenvolvimento de metodologias ]
Desenvolvemos pesquisas regulares e específicas sobre a área de desenvolvimento de projetos, fomento e economia criativa, observando linhas de investimento de entidades, sistemas de inscrição em editais, legislação em vigor (leis de incentivo, direitos autorais, regulações trabalhistas) e tendências do mercado. O resultado desta ação é a constituição de novas metodologias com dinâmicas próprias que se amparam em diversos bancos de dados. Esta ação é fundamental para que possamos ofertar qualidade e presteza em nossos serviços, atingindo as metas indicadas.
[ Disseminação seletiva da informação ]
Um dos desdobramentos mais determinantes das ações de pesquisa e desenvolvimento de metodologias é o que chamamos de “disseminação seletiva da informação”. Articulados em um sistema de rede, não apenas operamos com ricas fontes de informações, como também ofertamos a tranquilidade necessária para desenvolvimento das ideias em prazos exequíveis. Na prática, estamos falando de um maior volume de projetos em disputa nas fontes de fomento e, por conseguinte, de um grande banco de dados com informações necessárias para a elaboração dos projetos.
[ Organização e manutenção de documentos ]
A pesada burocracia é uma das principais reclamações por parte daqueles que se propõem a realizar projetos. Aqui, entendemos a burocracia como uma “via de mão dupla”, observando sua função como um mecanismo de seleção e exclusão e, ao mesmo tempo, como garantia de democracia no processo de busca pelo fomento. Para tanto, ofertamos um serviço que ampara o parceiro realizador deixando este sempre preparado para “encarar” os trâmites burocráticos com tranquilidade e eficiência. É um grande diferencial do Realize Cultura, inspirado em preceitos das áreas da Ciência e Tecnologia da Informação.
[ Análise e elaboração de projetos ]
A vontade de fazer impera na mente dos realizadores. Contudo, em muitas das vezes, a tradução do que está na cabeça para o “papel” não é uma ação tão simples. Muitas pessoas assumem a dificuldade de transmitir suas ideias no formato de “projetos” e este é um serviço central do Realize Cultura. Aqui partimos do “núcleo do projeto” — plano de trabalho e orçamento — para, em seguida, desenvolver redações que apresentem com objetividade a ideia do realizador. Por fim, a composição das propostas em formatos imagéticos e audiovisuais, tornando a ideia atraente para possíveis investidores.
[ Enquadramento em leis de incentivo ]
Uma enorme demanda por parte dos realizadores é a prerrogativa do enquadramento dos projetos em leis de incentivo, condição imprescindível colocada por muitos investidores aos proponentes na hora de acessar os recursos disponibilizados. Hoje temos diversas leis que operam nesta dinâmica como, em âmbito federal, a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a Lei do Audiovisual e a Lei de Incentivo aos Esportes. Em âmbito regional, nas unidades federativas e nos municípios, temos às chamadas “Leis do ICMS” e “Leis do ISS”. Este também é um dos serviços ofertados pelo Realize Cultura.
[ Assessoria técnica para inscrição em editais ]
Um problema constante para o realizador é administrar o tempo dedicado para a execução do projeto com o tempo em que se debruça sobre o planejamento para buscar recursos. Cada vez mais, entidades se organizam para tornar o acesso aos recursos mais democrático. Ainda assim, observamos razoável grau de complexidade nos processos, dado que é comum as fontes de fomento apresentarem dinâmicas e sistemas próprios. Para dar conta dessa conjuntura, o Realize Cultura assessora os parceiros, ampliando a participação nas oportunidades e, por consequência, as chances nas disputas.
[ Captação de recursos ]
Na contramão das entidades que ampliam a democratização dos processos, há fontes de fomento que não são tão transparentes. A partir deste quadro, desenvolvemos metodologias voltadas a “garimpar” essas fontes, funcionando como uma espécie de agenciador entre a entidade de investimento e os projetos. Paralelo ao trabalho de enquadramento em leis de incentivo, este serviço é conhecido como “captação de recursos”. O Realize Cultura opera com a ideia de captação direta ou indireta, provocando o parceiro a pensar em “sustentabilidade”.
[ Desenvolvimento de identidade visual ]
Sem sombra de dúvidas, o que diz se um projeto é de qualidade ou não é o seu próprio conteúdo, onde destacam-se a criatividade, a capacidade de transformação, a idoneidade de sua ficha técnica etc. Ainda assim, observamos que a expressão da ideia de um projeto (assim como do perfil de um realizador) não pode estar deslocada de um sentido estético potente. É observando esta requisição que o Realize Cultura dispõe aos seus parceiros um serviço especializado em “identidade visual”, apontando soluções imagéticas que representem suas ideias.
[ Desenvolvimento de canais de comunicação ]
Da mesma forma que atentamos para as questões estéticas no perfil dos realizadores e de seus projetos, nos preocupamos também com suas respectivas capacidades de dizer e transformar. Desta forma, temos o cuidado de pensar na organização dos seus canais de comunicação, bem como no arranjo dos canais de diálogo de seus respectivos projetos. Neste sentido, o Realize Cultura pensa no atendimento desde os canais mais tradicionais — como telefone e email, por exemplo — até canais mais contemporâneos, como site, aplicativos e as redes sociais.
[ Desenvolvimento de produção de conteúdo ]
No que tange à comunicação, especialmente com o advento das redes sociais, novas mídias e tecnologias, os realizadores são levados a interagir cada vez mais com o público de seus projetos. Pensando na qualidade e difusão desta interação, é fundamental que o realizador compreenda a importância de “produzir conteúdo” original para além de simplesmente replicar matérias, postagens, memes etc. Hoje, existem diversos instrumentos e meios para produção de conteúdo, o que falta muitas vezes é “perna”. O Realize Cultura ajuda o parceiro a pensar táticas e ações neste campo.
[ Acompanhamento da execução de projetos ]
A execução de um projeto conta com duas orientações. A primeira abrange a organização das etapas de realização, o bom gerenciamento dos recursos e o alcance dos resultados pretendidos. Já a segunda abarca o “controle” das ações que compõem a primeira orientação, em muitas das vezes, com pesada carga burocrática. Em alguns casos, o resultado desta experiência é a inabilitação do realizador em uma futura disputa de recursos. Para sanar essa fratura, o Realize Cultura dispõe de um serviço voltado a acompanhar a execução de projetos, amparando o trabalho do parceiro.
[ Relatórios de prestação de contas ]
Para além de executar o projeto dentro dos preceitos das exigências legais, uma outra responsabilidade imputada ao realizador é a chamada “prestação de contas”. Essa determinação, com alto nível de burocracia, está subordinada às regras específicas dispostas pelas entidades de fomento. Ainda que apresentem pontos em comum, essas regras variam consideravelmente a depender do caráter do órgão. Uma prestação de contas bem feita é um instrumento de credibilidade que o realizador ganha no mercado, o que, para além da experiência, rende a ele novos frutos.